sexta-feira, 2 de março de 2018

Escola de Cidadania da Zona Leste inicia suas atividades com inovação

Alinhada ao conceito de Política definido pela Filosofa Hannah Arendt, como sendo a "Capacidade humana de irromper o novo, interrompendo a ordem estabelecida", a Escola de Cidadania da Zona Leste Pedro Yamaguchi Ferreira inicia suas atividades em 2018, discutindo o tema sobre "Saúde Preventiva".
"Ouvimos algumas críticas com relação à escolha do tema, por ser um ano de eleição, como se o mesmo não devesse ser tratado exaustivamente nos espaços públicos onde a Política acontece. Consideramos ser este, um dos temas de maior relevância a ser tratado exatamente neste ano, porque ao analisar os indicadores das pesquisas vemos que a média de vida dos moradores nas periferias é de apenas 50 anos. E isso ocorre porque essas pessoas não tem acesso a uma boa alimentação, à saúde, etc." Comenta o Padre Ticão, um dos coordenadores da Escola.

"Porque colocam o lixo das indústrias de fósforo e alumínio, que é o FLÚOR na água de torneira do Brasil? Considero o maior crime que se comete contra um povo colocar flúor na água. O flúor no Japão nunca foi  usado e é  proibido há muitos anos até para a pasta de dente. Assim como na Alemanha. O flúor foi usado por Hitler nos campos de concentração para deixar os prisioneiros sem atitude, abobalhados, esperando tranquilamente em filas, pacientemente suportam a dor e sem atitude proativa. Reclamam, mas, não agem. Centenas de estudos comprovam que o flúor baixa o QI dos ratos. E no Brasil a comida é preparada com água fluoretada.. "

A importância da qualidade da água que bebemos, as plantas que curam, as feiras de produtos naturais gerando renda para a população desempregada enquanto gera uma cultura de alimentação saudável e prepara a comunidade para uma vida social autônoma, fizeram a pauta da aula inaugural da Escola.

Outra inovação que a Escola traz para esse ano, é quanto ao horário dos encontros que passa a ser de manhã, a partir das 8:30, e a noite, a partir das 19:30, todas as sextas-feiras.

Parabenizamos a equipe de coordenação da Escola, por está sempre inovando, recriando e se redefinindo como espaço de discussão do comum.

Ao final da aula inaugural da ECZL, nos reunimos numa conversa muito agradável, regada a um excelente caldo verde, com o Padre Ticão e o Fábio da região de Campo Limpo, para conversarmos sobre a formação de uma nova Escola de Cidadania que está sendo planejada para funcionar em Hortolândia.