A Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo é um processo em contínua construção, idealizado a partir das experiências bem sucedidas das Escolas de Cidadania da Zona Leste Pedro Yamaguchi Ferreira e da Escola de Cidadania da Zona Sul Santos Dias.
Vale ressaltar que a REC/SP surge a partir de um ideal profético de grupos das Pastorais Sociais de Ermelino Matarazzo (Diocese de São Miguel) que com muita coragem e vontade de mudar a realidade local, reúne uma boa equipe e forma a primeira experiência de Escola de Cidadania da cidade de São Paulo: A Escola de Cidadania da Zona Leste de São Paulo Pedro Yamaguchi Ferreira, que funciona no Salão São Bento da Paróquia São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo.
A noticia da bem sucedida experiência da Escola de Cidadania da Zona Leste Pedro Yamaguchi Ferreira, chama a atenção de um grupo coordenado pelo Padre Jayme Crowe na Zona Sul da Cidade, que desenvolvem um projeto de Escola de Cidadania no Jardim Ângela. E assim, surge a Escola de Cidadania da Zona Sul Santo Dias.
Agentes da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, participando desde o primeiro encontro da Escola de Cidadania da Zona Leste aderem com muita simpatia a ideia e passam a contribuir com as duas Escolas divulgando sistematicamente as atividades e eventos das mesmas, com a finalidade de dar maior visibilidade a esse grandioso projeto.
Membros desses três grupos, sob a coordenação do Padre Ticão, se reúne pela primeira vez para pensar algo que fortalecesse a ideia e impulsionasse outras lideranças na formação. E assim acontece o 1º. Encontro, no dia 28 de julho de 2012 na Biblioteca da Paróquia São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo que contou com a assessoria do sociólogo Rudá Rucci, e a presença do Prof. Pedro Aguerre da Comissão executiva da Escola de Governo.
À esse primeiro encontro se sucedeu uma reunião na Paróquia Santos Mártires, Jardim Angela, no dia 22/09/2012, com o objetivo de formatar um modelo de atuação. E assim, o grupo propõe a formação de novos encontros abertos a participação de todos(as), com o objetivo de troca de experiências e de apoio mútuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário